Buscar

Manaus recebe Simpósio Estadual de Pesquisa e Políticas Estaduais


Foto: UEA

Entre os dias 5 e 8 de outubro de 2015, Manaus receberá o I Simpósio Estadual de Estudos e Pesquisas Socioambientais (Siepps/AM). Trata-se da primeira versão de um evento que deverá ocorrer anualmente para constituir uma agenda de encontros estaduais, que visa tratar de questões da área socioambiental.

O evento acontecerá na Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam). Trata-se da primeira versão de um evento que deverá ocorrer anualmente para constituir uma agenda de encontros estaduais, que visam tratar de questões da área socioambiental em suas diversas abordagens.

O objetivo é atrair educadores de todos os níveis de ensino, pesquisadores em diversos patamares da carreira profissional, militantes e estudantes dos cursos de graduação e pós-graduação, profissionais da área e outros.

A concepção geral do evento considera que, apesar dos avanços obtidos no campo do direito ambiental e suas dimensões sociais, políticas e culturais, muitos obstáculos e dificuldades persistem, tanto no campo da justiça ambiental como na gestão de políticas socioambientais voltadas para a preservação do meio ambiente.

A temática a ser abordada inicialmente será: ¿Questões ambientais: desafios e propósitos¿. O eixo temático visa favorecer a articulação dos estudos e pesquisas sobre direito ambiental com abordagens que envolvem outras categorias de análise como vulnerabilidade, pobreza, direitos humanos, direitos difusos, direito de águas, sustentabilidade e ecopolítica.

O evento contará com duas palestras proferidas por convidados especialistas, nove mesas redondas compostas por docentes, pesquisadores, pessoas ligadas às instituições, organizações sociais e órgãos públicos da área ambiental e afins, minicursos/oficinas oferecidos por convidados especialistas, 12 simpósios temáticos coordenados por doutores e/ou pós-doutores, exposição e apresentação de pôsteres e ainda, exposição de pesquisadores dos grupos de pesquisa do PPGDA/UEA.

A expectativa é reunir interessados de várias áreas, visando esclarecer, informar, problematizar e debater questões socioambientais que seja uma prática com vistas à formação continuada.

Fonte: UEA

#ambiente