Buscar

Confira a agenda científica nacional de 3 a 10 de abril


Programação a partir desta semana contemplam atividades de ciência e arte, tecnologia da computação e meio ambiente

O Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) divulgou a programação científica com as principais atividades desta e da próxima semana.

Entre os destaques, interessados podem participar de palestra sobre ciência e arte, no Museu de Astronomia e Ciências Afins (Mast), na quinta (9).

Na sexta-feira (10), o Centro de Informações Nucleares da Comissão Nacional de Energia Nuclear (Cnen) realiza palestra especial sobre compartilhamento de artigos científicos na rede digital.

Confira abaixo mais informações e atividades previstas para a semana:

  • Iniciação científica

Na quarta-feira (8), termina o prazo de inscrição para o Programa de Iniciação Científica do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa). Podem se inscrever estudantes de graduação – a partir do 2º período - de universidades públicas e privadas conveniadas ao instituto.

O objetivo é estimular a aprendizagem científica e o desenvolvimento do pensar crítico e da criatividade. O programa abrange áreas do conhecimento como ciências exatas, da terra e engenharias; ciências biológicas; ciências agrárias; ciências humanas e sociais, aplicadas e multidisciplinar.

Mais informações podem ser obtidas presencialmente na Divisão de Apoio Técnico do Inpa, pelos telefones: (92) 3643-3147ou (92) 3643-3149 ou pelo e-mail: pibic.inpa@inpa.gov.br.

  • Ciência e arte

Na quinta-feira (9), o Núcleo de Estudos Históricos de Artefatos de Ciências (Nehact) do Museu de Astronomia e Ciências Afins (Mast) promove umapalestra com a bolsista visitante da Universidade Paris 1 Sorbonne (França), Pauline Bourgasser.

Ela falará sobre as relações entre as lentes fabricadas para os instrumentos ópticos e os possíveis usos para o cinema, estabelecendo em suas reflexões um diálogo entre arte e ciência.

O trabalho é resultado do estágio de pesquisa realizado por Pauline neste ano no Mast. A palestra começa às 14h, no auditório do prédio sede do museu, localizado no Rio de Janeiro. A entrada é gratuita.

  • Artigos científicos

Na sexta-feira (10), o Centro de Informações Nucleares da Comissão Nacional de Energia Nuclear (Cnen) realiza a palestra "Compartilhamento de artigos científicos na internet".

O evento faz parte do ciclo de palestras do projeto CINforme - um clube de ideias para compartilhar saberes e boas práticas. A apresentação será feita por Moreno Barros, bibliotecário da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), doutor em história das ciências. O encontro mostrará as modalidades de compartilhamento de artigos científicos na internet quando não existe acesso institucional a materiais de pesquisa. Discutirá, ainda, se esse tipo de prática pode ser considerada antiética face ao sistema de publicação científica. A entrada é gratuita e a palestra tem início às 14 horas.

  • EcoCaminhada

Estão abertas as inscrições para a 1ª EcoCaminhada do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa/MCTI), que integra as ações do Programa de Qualidade de Vida no Trabalho.

A 1ª EcoCaminhada será realizada nas dependências do campus I do Inpa, com concentração e saída na cantina do Instituto às 7h30 do dia 18 de abril. O evento pretende reunir cerca de 300 participantes, entre servidores, alunos de diversos programas de pós-graduação e familiares dos servidores do Inpa.

Os interessados em participar já podem se inscrever pelo formulário disponível no site do instituto ou encaminhar para o e-mail: hailton.nascimento@inpa.gov.br.

  • Workshop RNP

Estão abertas as inscrições para o 16º workshop da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP/MCTI), que ocorrerá nos dias 18 e 19 de maio, em Vitória (ES).

A edição deste ano tratará de assuntos como infraestrutura definida por software (IDS), segurança e monitoramento de redes, integração de tecnologias de computação em nuvem, gestão de identidade, videocolaboração, experimentação remota e novas formas de autoria para ensino e pesquisa, além dos desafios de infraestrutura de redes para a próxima década.

O encontro será realizado durante o Simpósio Brasileiro de Redes de Computadores (SBRC). A programação completa e inscrições podem ser encontradas no site do evento.

Fonte: Portal Brasil com informações do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação

#cienciaetecnologia