Buscar

Dia Internacional da Mulher homenageado com Sessão Especial


No fim da sessão, foram entregues certificados de honra ao mérito a mulheres de vários segmentos da sociedade

A Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) realizou na manhã desta quinta-feira (05) uma Sessão Especial em homenagem ao Dia Internacional da Mulher, data comemorada no dia 8 de março. O evento teve a propositura dos deputados estaduais Alessandra Campêlo (PCdoB), Sinésio Campos (PT), José Ricardo (PT) e Luiz Castro (PPS).

A deputada Alessandra Campêlo lembrou o fato de ser a única mulher entre seus pares na Assembleia Legislativa, situação que, segundo ela, a faz defender uma maior participação da mulher na política brasileira.

Em seu discurso, a parlamentar, que preside a Comissão da Mulher, da Família e do Idoso, também informou que irá apresentar, na próxima terça-feira (10), um Projeto de Lei que dispõe sobre a obrigatoriedade de reserva de, no mínimo, cinco por cento das vagas do total das unidades dos programas habitacionais que tenham a participação do poder público estadual às mulheres vítimas de violência doméstica ou familiar. “Não adianta denunciar e ter que voltar pra casa sob o mesmo teto do agressor e muitas vezes ser espancada novamente”, explicou.

A violência contra a mulher também foi citada pelo deputado estadual Sinésio Campos (PT), que lembrou o fato de que muitas ocorrências estão fora dos índices oficias. “Que esta data nunca passe despercebida. Temos que acabar com injustiças, com a omissão, com a violência que acontecem, na maioria das vezes, em casa”, lamentou.

O deputado Luiz Castro, por sua vez, falou sobre as situações discriminatórias as quais as mulheres ainda são expostas, como os salários inferiores aos pagos aos homens no mercado de trabalho. “Quanto mais pobre, mais discriminadas ela é. Se for afrodescendente, indígena aí a discriminação é maior e isso é comprovado nos salários”.

Por fim, o deputado Belarmino Lins (PMDB), optou por fazer uma homenagem às mulheres amazonenses. “Precisamos reverenciar o simbolismo da data e também prestar homenagem a estas mulheres. Em nome da minha esposa, Luciana, quero abraçar todas as mulheres amazonenses e desejar saúde, prosperidade e que ocupem todo o espaço que o Estado reserva”, disse.

Durante a Sessão Especial, os proponentes e os deputados Adjuto Afonso (PP), Belarmino Lins e Sidnei Leite (PROS), entregaram certificados de honra ao mérito a mulheres de vários segmentos da sociedade amazonense.

Fonte: Agência de Notícias da Aleam

#politica