Buscar

Blocos de rua fazem a festa dos foliões nesta sexta-feira no Rio


No primeiro dia oficial do carnaval carioca, após o prefeito Eduardo Paes entregar as chaves da cidade ao Rei Momo, milhares de foliões tomaram as ruas apertadas de Santa Teresa, no centro da cidade, no desfile do tradicional Bloco das Carmelitas, que comemora 25 anos de fundação.

Em um clima alegre e descontraído, a criatividade nas fantasias acompanhou o tema do bloco. Um grupo de seis amigos de Bangu, na zona oeste do Rio, colocou a fantasia de freira e padre da “congregação dos perdidos”. O decorador Alexandre Ramos disse que, com os amigos, participará de todos os blocos que desfilam centro da cidade, principalmente o Bloco das Carmelitas. “A gente vem no Carmelitas já tem 10 anos, é o melhor bloco de todos, tem muita alegria, muita diversão e não tem nenhuma violência, é um clima muito tranquilo”.

Prontos para socorrer quem passar mal com o calor, um grupo de quatro amigos suecos compareceu vestido de médico. Erik Jahm disse que ele e os amigos chegaram ao Rio de Janeiro na quarta-feira (11) e só vão embora no dia 22, para aproveitar o carnaval. “É a segunda vez que a gente vem para curtir esta festa maravilhosa, é lindo. Nós vamos apenas nos blocos, muitos blocos, ainda não sabemos quais”. Sobre o calor, ele destacou: “Eu tenho neve em casa, então está tudo bem”.

Na letra do samba, fantasias e alegorias desde ano, além do jubileu de prata, o Carmelitas lembrou do bonde de Santa Teresa, desativado desde agosto de 2011, após um acidente que deixou seis mortos. O bloco desfilou em meio às obras para a reinstalação do transporte tradicional do bairro. O Carmelitas desfila novamente na terça-feira de carnaval, dia 17, às 10h.

Ainda hoje, a Praça do Leme recebe o Bloco Virtual, que completa 15 anos e deve receber, segundo os organizadores, cerca de 8 mil foliões. Em Ipanema, o Rola Preguiçosa sai, às 20h, na Avenida Epitácio Pessoa, e a estimativa dos diretores do bloco é de reunir cerca de 30 mil pessoas; em Copacabana, a partir das 19h, tem a Banda do Lido; e os Embaixadores da Folia saem do Buraco do Lume, no centro, a partir das 20h.

Foto: No primeiro dia oficial do carnaval do Rio, o Bloco das Carmelitas anima foliões em Santa Teresa, no centro da capital fluminense (Tomaz Silva/Agência Brasil)

Agência Brasil

#cultura