Buscar

OMS registra mais de nove mil mortos por ebola nos três países mais afetados


O número de mortos pela epidemia de ebola nos três países africanos mais afetados pela doença - Serra Leoa, Libéria e Guiné-Conacri - passou de 9 mil pessoas, informou ontem (6), em Genebra, a Organização Mundial da Saúde (OMS).

A mais recente contagem, com data de terça-feira (3), registra 9.004 mortes causadas pelo vírus, que, desde o último balanço, matou mais dez pessoas na Guiné, elevando o balanço do país para 1.957 mortos, e mais 15 em Serra Leoa, onde o número de mortos subiu para 3.301.

Na Libéria, o último registro, de domingo (1º), totaliza 3.746 mortos. Não houve atualização dos dados.

O declínio no número de novos casos nas últimas semanas gerou otimismo na comunidade internacional, que se mobilizou na luta contra o surto, principalmente quanto à necessidade de procedimentos mais seguros durante o enterro de pessoas mortas pela doença, um dos mais fortes foco de contaminação.

Os novos casos revelam que esses conselhos dificilmente são seguidos, com consequências dramáticas. Na Guiné, por exemplo, o enterro de uma pessoa vítima do ebola resultou na contaminação de outras 11 em região próxima da Costa do Marfim.

Central de ConteÚdo da EBC, com informações da Agência Lusa

#internacional