Buscar

Olimpíada Brasileira de Matemática divulga calendário de 2015


A Comissão Nacional de Olimpíadas de Matemática divulgou, nessa quinta-feira (5), as datas de realização das provas da 37ª Olimpíada Brasileira de Matemática (OBM 2015). A competição estudantil será disputada novamente em três fases eliminatórias e o período de inscrições para escolas começa no dia 2 de abril.

No calendário deste ano, constam ainda as competições internacionais, entre elas a Olimpíada Internacional de Matemática (IMO, da sigla em inglês), a ser realizada na cidade de Chiang Mai, na Tailândia, em julho. Confira as datas de 2015.

A temporada internacional começa neste mês com a 7ª Romanian Master of Mathematics (RMM), a ser realizada entre 25 de fevereiro e 1º de março em Bucareste, na Romênia. Durante o ano serão realizadas outras competições internacionais, cujos representantes brasileiros serão selecionados a partir dos vencedores da Olimpíada Brasileira de Matemática do ano passado.

Sobre a 37ª OBM

Os alunos que participam da Olimpíada Brasileira de Matemática estão divididos em quatro níveis: alunos do 6º e do 7º anos do ensino fundamental fazem a prova do nível 1; os alunos do 8º e do 9º anos do fazem a prova do nível 2; os de 1º, 2º e 3º anos do ensino médio fazem a prova do nível 3, enquanto os estudantes de graduação participam do nível universitário.

Sobre a OBM

A competição, realizada desde 1979, visa estimular o estudo da matemática, contribuir para a melhoria do ensino no País e identificar e apoiar estudantes com talento para a pesquisa científica.

A OBM é uma iniciativa conjunta do Instituto Nacional de Matemática Pura Aplicada (Impa) com a Sociedade Brasileira de Matemática (SBM) e conta com o apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq/MCTI), da Secretaria de Ciência e Tecnologia para Inclusão Social (Secis) do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), do Ministério da Educação (MEC).

Ainda colaboram para a realização da Olimpíada a Fundação Capes, o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) e o Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia de Matemática (INCT-Mat).

Foto: Estudantes de diversos países participaram da edição de 2014 - Divulgação/OBM

Fonte: Portal Brasil com informações do Ministério do Ciência, Tecnologia e Inovação e do Portal da Olimpíada Brasileira de Matemática

#educação