Buscar

Luiz Castro alerta para risco de crise no sistema energético também no Amazonas


Diante da crise energética por que passa atualmente a região Sudeste, o deputado estadual Luiz Castro (PPS) discursou no Pequeno Expediente desta quinta-feira (5) na Assembleia Legislativa do Amazonas, alertando para o risco de crise energética iminente para o Estado por conta da crise financeira da concessionária Eletrobrás Amazonas Energia e do risco de estagnação do Programa Luz para Todos.

Castro afirmou que existe uma crise financeira instalada na concessionária, com uma dívida milionária, que não pode ser ignorada. “O fato é que o Norte e o Amazonas não têm como ser poupado da crise financeira da Eletrobrás Amazonas Energia, que deve fornecedores e terceiriza serviços com uma arrecadação muito aquém da necessidade de seus custos, mesmo tendo de fazer cada vez mais investimentos”, afirmou, acrescentando a necessidade de um plano de recuperação econômica e, além disso, adiar ao máximo a ligação do Linhão de Tucuruí, para que o Estado não sofra um colapso energético.

Sobre o programa Luz para Todos, Castro afirmou que as obras no interior estão paradas. “Com a crise instalada no país, a continuidade do programa fica seriamente comprometida por falta de investimentos, enquanto no interior, ainda existe uma grande expectativa de ampliação do programa”, afirmou.

Em apartes, os deputados Dermilson Chagas (PDT), Sidney Leite (PROS), Abdala Fraxe (PTN) e Vicente Lopes (PMDB) salientaram preocupação em relação ao tema, reforçando o papel fiscalizador do parlamento quanto ao fornecimento e distribuição de energia.

Foto: Luiz Castro-PPS

Fonte: Agência de Notícias da Aleam

#politica