Buscar

Câmaras de Manaus e de São Paulo firmam termo de cooperação técnica


A Câmara Municipal de Manaus (CMM) e a Câmara Municipal de São Paulo firmaram um termo de cooperação técnica com o objetivo de viabilizar informações e troca de experiências para o processo de implantação da TV Câmara Aberta, do projeto Câmara Digital que compreende a digitalização de todos os procedimentos administrativos e legislativos e o novo Plano de Cargos, Carreiras e Remuneração dos Servidores (PCCR).

Os ajustes finais do termo foram encaminhados na tarde desta quarta-feira (4) pelo presidente da Câmara Municipal de Manaus, vereador Wilker Barreto (PHS), durante reunião com o presidente da Câmara Municipal de São Paulo, vereador Antônio Donato (PT), realizada na cidade de São Paulo. Os vereadores Professor Bibiano (PT) e Waldemir José (PT) também participaram do encontro na capital paulista.

Wilker ressaltou que a parceria com a Câmara de São Paulo se deu primeiramente por se tratar de uma Casa legislativa de referência e também porque reúne características bem semelhantes com a estrutura da Câmara de Manaus, em termos de pessoal e de parlamentares.

“Em Manaus temos pouco mais de 1,5 mil servidores entre comissionados, verba de gabinete e efetivos e a Câmara de São Paulo tem dois mil. Em Manaus temos 41 vereadores, aqui eles são 55, então nossa realidade não é muito diferente e muitas das nossas demandas podemos solucionar com base na experiência de São Paulo, muito consciente, é claro, das nossas limitações orçamentárias, mas tudo é questão de desenvolver um modelo que possa ser aplicado dentro daquilo que podemos pagar”, destacou Wilker Barreto.

Na reunião, o presidente Donato determinou que os diretores da Câmara Municipal de São Paulo prestem todas as informações necessárias para que os técnicos e gestores da Câmara de Manaus possam se debruçar a fim de formatar o melhor modelo a ser aplicado nas áreas de Comunicação, Administrativa e Legislativa.

“Conseguimos avançar em muitas coisas aqui. Vamos ajudá-los no que for necessário. Já determinei que a nossa equipe entre em contato com os gestores da Câmara de Manaus para ajudar no que for preciso. Essa relação de troca de experiências visando o aprimoramento do Poder é muito positiva para nós”, destacou o presidente Donato.

Ao visitar a Câmara de São Paulo, Wilker Barreto, Waldemir José e Bibiano tiveram a oportunidade de conversar com vários parlamentares paulistas, conheceram o funcionamento da TV Câmara São Paulo, os auditórios onde as reuniões das comissões técnicas são realizadas e a estrutura de gabinetes.

“Nossa realidade em Manaus é bem diferente. Tínhamos uma Câmara muito pior quando estávamos na Sete de Setembro. A atual sede no bairro de Santo Antônio já começou pequena e com essa experiência que estamos tendo ao acompanhar os trabalhos em outras casas legislativas conseguimos ver in loco o quanto ainda estamos atrasados em termos de infraestrutura. Iniciativa como essa do presidente Wilker de conhecer e trocar experiências com outros parlamentos faz parte da boa gestão”, disse Waldemir.

Na quinta-feira (5), Wilker tem reunião com a coordenação de projetos da Fundação Padre Anchieta, entidade que foi responsável pela implantação da TV Câmara de São Paulo.

Imagem: Wilker Barreto, Waldemir José e Bibiano tiveram a oportunidade de conversar com vários parlamentares paulistas - Foto: Tereza Teófilo - Dircom/CMM

Fonte: Dircom/CMM - Texto: Tereza Teófilo

#politica