Buscar

Rafaela Silva conquista a medalha de bronze no Grand Slam de Tóquio


O Brasil já garantiu uma medalha no Grand Slam de Tóquio logo no primeiro dia da competição. Rafaela Silva derrotou a romena Corina Caprioriu na disputa do bronze e garantiu o terceiro lugar na tradicional competição japonesa.

A carioca venceu quatro lutas e só foi derrotada pela portuguesa Telma Monteiro nas semifinais. Sarah Menezes (48kg) e Érika Miranda (52kg) terminaram na quinta colocação.

Rafaela Silva estreou no Grand Slam com uma vitória sobre a holandesa Sanne Verhagen por yuko. Nas oitavas de final, passou pela russa Irina Zabludina por wazari.

Nas quartas de final, superou uma pedreira contra a japonesa Nae Udaka, campeã mundial em Chelyabinsk. E Rafaela dominou a luta forçando três punições para a adversária, avançando para as semifinais.

Na disputa para chegar à final, a brasileira encarou outra adversária dura pela frente: a atual vice-campeã mundial Telma Monteiro, de Portugal. Mas desta vez, Rafaela não conseguiu se impor e acabou sendo derrotada por ter tido uma punição a mais. Na luta pelo bronze, vitória sobre Corina Caprioriu por wazari.

Ouro nos Jogos Olímpicos de Londres 2012, Sarah Menezes (48kg) começou vencendo a japonesa Funa Tonaki por dois yukos. Porém, nas quartas de final acabou derrotada pela russa Alesya Kuznetsova por ippon.

Na repescagem, obteve vitória sobre a ucraniana Maryna Cherniak por um yuko. Na disputa do bronze, em uma luta muito equilibrada, em que não houve pontuação, Sarah acabou derrotada pela sul-coreana Jeong Bo Kyeong.

Já Érika Miranda teve um caminho bem parecido. Venceu Laura Gomez (SPA) por yuko, mas na sequência foi derrotada por Ai Shishime num confronto equilibrado por ter tido uma punição a mais.

Na repescagem, passou por Gulbadam Babamuratova, do Turcomenistão, também na diferença de punições. Contra a japonesa Misato Nakamura, na disputa do bronze, começou muito bem e conseguiu um wazari. Mas faltando pouco mais de um minuto para o fim da luta Érika acabou sofrendo o ippon e terminou na quinta colocação.

Masculino

Felipe Kitadai (60kg), Eric Takabatake (60kg) e Charles Chibana (66kg) não conseguiram chegar à reta final do Grand Slam. No segundo dia de competição, o Brasil será representado por Alex Pombo (73kg) e Victor Penalber (81kg). A fase final tem início às quatro da manhã deste sábado (6).

Foto: Divulgação/Brasil 2016 - Rafaela Silva (à direita), com as demais medalhistas do Grand Slam de Tóquio

Fonte: Brasil 2016

#esporte