Buscar

Identificado novo asteroide que ameaça a Terra


Astrônomos russos anunciaram a descoberta de mais um asteroide em possível rota de colisão com a Terra. Batizado como 2014 UR116, o corpo celeste cairia no continente europeu, mas sem uma data ainda precisa.

O tamanho do asteroide é calculado em 370 metros, o que significa que é 20 vezes maior do que o meteorito Chelyabinsk, que atingiu a região da Sibéria em fevereiro de 2013. Por causa de sua dimensão, o 2014 UR116 está incluído na lista de “potencialmente perigosos”.

Segundo os astrônomos, é impossível determinar a data de uma possível colisão com a Terra, uma vez que o asteroide foi descoberto apenas recentemente. Além disso, as órbitas desses corpos celestes costumam mudar de curso muitas vezes. Os cientistas russos garantem, no entanto, não haver risco para o planeta pelos próximos dois anos.

Este é o terceiro asteroide desse tipo descoberto pela rede russa de telescópios robóticos Máster, que opera desde 2010. Os outros dois, 2013 UG1 e 2013 SW24, têm tamanhos de 250 e 125 metros, respectivamente.

Os Asteroides potencialmente perigosos (PHAs, na sigla em inglês) também são monitorados pelo Escritório Ambiente Meteoroid, da Agência Espacial Norte-Americana (Nasa). O órgão calcula suas órbitas, velocidade, profundidade de penetração na atmosfera da Terra e muitas outras características.

Segundo o Escritório, neste mês quatro asteroides monitorados passarão pelo trajeto da Terra.

O que mais se aproximará é o 2014 UD192, com 29 metros de diâmetros e que passará no domingo (9) a 3.1 Distância Lunar (1 LD equivale a 384,401 Km, a distância entre a Terra e a Lua).

Foto: Divulgação/AEB

Batizado como 2014 UR116, tamanho do asteroide é calculado em 370 metros

Fonte: Portal Brasil, com informações da Agência Espacial Brasileira / Rede Mundo

#cienciaetecnologia