Buscar

Presidenta e governadores tomam posse dia 1º de janeiro


O presidente e os governadores escolhidos pelos brasileiros já têm data para começar os trabalhos. Os novos funcionários do poder executivo têm posse definida pela Constituição Federal para o dia 1º de janeiro de 2015.

O horário da cerimônia de posse presidencial é definido pela equipe do novo governo em acordo com a do ex-presidente. Ela geralmente acontece na tarde do dia 1º de janeiro para que os governadores dos estados, que são empossados pela manhã, possam estar presentes.

O presidente e o vice-presidente da República tomam posse em sessão do Congresso Nacional. No local, eles prestam compromisso de defender e cumprir a Constituição Federal. Ainda durante a atividade, os eleitos prometem observar as leis e promover o bem geral da população.

Os governadores tomam posse na Assembleia Legislativa de cada estado.

Posse e Diplomação

Existe diferença entre diplomação e posse apesar das atividades estarem conectadas. A diplomação é um documento que atesta que o candidato eleito está apto a tomar posse perante o Congresso Nacional, e acontece ainda em dezembro deste ano. Já a posse é a investidura no cargo político. É quando o escolhido pode oficialmente começar os trabalhos.

Legislativo

A data para posse de deputados e senadores no Congresso está marcada para o dia 1º de fevereiro de 2015. O dia marca o retorno das casas do recesso parlamentar e o início das atividades.

Fonte: Portal Brasil / Rede Mundo

#politica