Buscar

Dia Nacional do Instrutor de Trânsito é comemorado com Sessão Especial na Aleam


O Dia Nacional do Instrutor de Trânsitofoi comemorado pela Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), nesta quinta-feira (16), em Sessão Especial, em cumprimento ao requerimento de autoria do deputado Sinésio Campos (PT). Na oportunidade, foram entregues comendas a profissionais que atuam no Estado.

Em seu discurso, o proponente citou as atribuições dos profissionais, elencadas em Lei federal, e destacou o papel educacional da categoria, ao formar cidadãos aptos a conduzir veículos automotores. “Vejo a importância que tem alguém que está atrás do volante, que pode levar cidadania a um trânsito onde há as agruras da mobilidade urbana e que, portanto, precisa de cidadãos que respeite o pedestre e que também sejam respeitados”, disse.

Sinésio Campos também afirmou que os instrutores ainda não recebem o apoio devido ao cumprimento de suas funções e informou que irá propor Projeto de Lei criando o Dia Estadual do Instrutor de Trânsito. “Eu quero parabenizar os instrutores, com a certeza de que é uma categoria que deve ser prestigiada e respeitada, e esta é a primeira vez na história da existência desta categoria que se tem uma Sessão Especial em sua homenagem no Parlamento do Amazonas. Sabemos que os instrutores não estão só na capital, mas também nos municípios mais longínquos, levando orientação cidadã, até porque sabemos que quando falta este profissional sobram vítimas”, observou.

Também presente ao evento, o deputado estadual José Ricardo (PT) parabenizou os instrutores pela data e abordou questões referentes ao trânsito, tais como a violência, embriaguês ao volante, respeito ao pedestre e necessidade da sinalização das vias. “Portanto é um conjunto de fatores que levam muitas vezes à violência, aos problemas, aos acidentes. Eu entendo que nós temos que trabalhar para contribuir, para mudar esse quadro, no caso buscarmos um clima de paz e eu considero o papel dos instrutores importantíssimo”, declarou.

O presidente da União dos Instrutores por Melhoria na Educação do Trânsito (Unimetran), Georgino Gomes da Silva, ressaltou a preocupação dos instrutores em repassar aos alunos os conhecimentos necessários para que se tornem condutores aptos e conscientes e afirmou que a categoria vem se organizando, desde o último mês de maio, em busca de melhores condições de trabalho.

“É uma categoria que não tem reconhecimento da sociedade, dos poderes públicos e temos passado por muitas dificuldades. Mas, apesar de todas as adversidades, temos conseguido avançar e essa Casa Legislativa, no dia de hoje, reconhecendo essa categoria, prestando essa homenagem, nos faz sentir muito honrados, pois o Poder Público começa a nos ver com outros olhos”, concluiu.

Foto: Autor da sessão, deputado Sinésio Campos, afirmou que os instrutores ainda não recebem o apoio devido

Fonte: Agência de Notícias da Aleam / Rede Mundo

#politica