Buscar

Semana Nacional de Ciência e Tecnologia começa na segunda (13)


A Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) começa na segunda-feira (13), com a temática "Ciência e tecnologia para o desenvolvimento social". Além de popularizar a ciência e mostrar sua importância no desenvolvimento do País, e de incentivar a atitude científica e a inovação, esta 11ª edição traz como proposta estimular as instituições a abordarem a ciência e a tecnologia numa dimensão social, como instrumento de inclusão, transformação e desenvolvimento humano.

A logomarca traz a imagem de um átomo (menor partícula de um elemento) associado à figura humana e a símbolos que representam diversas áreas do conhecimento, de forma a refletir sobre a perspectiva em torno do tema da SNCT 2014. A expectativa é que a temática seja também uma oportunidade para discutir o próprio conceito de desenvolvimento social.

A SNCT é coordenada pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), por meio da Secretaria de Ciência e Tecnologia para Inclusão Social (Secis), e tem por objetivo democratizar o acesso ao conhecimento científico e aproximar a população da ciência e da tecnologia, promovendo e estimulando atividades de educação científica.

Empenhados na missão de aproximar o conhecimento científico da sociedade, diversos parceiros – como instituições de pesquisa e de divulgação, universidades, escolas, secretarias estaduais e municipais, fundações de apoio à pesquisa e entidades da sociedade civil – estarão mobilizados, da segunda até o domingo (19), na realização de milhares de atividades em todas as regiões do país. Existem eventos que ocorrem também fora do período oficial em algumas localidades, para atender as necessidades regionais e o calendário escolar.

Programação

As ações incluem palestras, debates, simpósios, seminários, exposições, feiras e mostras científicas, sessões de planetário, caravanas itinerantes, visitas orientadas a laboratórios, museus e instituições de pesquisa, apresentação de vídeos, atividades acadêmicas, interativas e voltadas ao público escolar, além de eventos culturais, esportivos e de utilidade pública.

A edição de 2014 traz como destaque o esforço dos coordenadores de muitos estados no sentido de interiorizar e ampliar a programação da semana nacional. Ainda, pela proximidade do Dia das Crianças (12 de outubro), muitos estados têm aproveitado para realizar eventos voltados ao público infantil. O tema também tem mobilizado as instituições a apresentarem atividades e debates em torno das questões sociais.

A programação, as informações sobre a semana e o contato com as coordenações estaduais podem ser obtidos no site do evento. No portal também é possível conferir notícias, entrevistas e outras curiosidades. Na aba "Ciência no Brasil" o usuário pode conhecer um pouco sobre os cientistas brasileiros e iniciativas como o Projeto VerCiência, que tem por objetivo promover e incentivar a disseminação da cultura científica pela televisão, pela internet e por outros meios e tecnologias.

Dando continuidade à trajetória de crescimento desde a primeira edição, a 10ª SNCT, no ano passado, teve a realização recorde de cerca de 34 mil atividades em mais de 700 cidades brasileiras, coordenadas por mais de mil instituições.

Foto: Divulgação/MCTI - Montagem da exposição de Brasília. Evento chega a sua 11ª edição em todo o País

Fonte:Portal Brasil, com informações Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação / Rede Mundo

#cienciaetecnologia