Buscar

Institutos terão apoio para projetos de pesquisa e extensão tecnológica


Estão abertas as inscrições para seleção e financiamento de projetos de pesquisa aplicada e extensão tecnológica. Uma das modalidades a serem financiadas é a preparação para competições que envolvam projetos desenvolvidos nos institutos federais de educação, ciência e tecnologia. O prazo de inscrições vai até o dia 23 próximo.

De acordo com a Chamada Pública da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica do Ministério da Educação, em parceria com o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), CNPq/Setec nº 17/2014 o investimento global chegará a R$ 40 milhões, liberados em parcelas anuais até 2016. Os projetos selecionados terão 24 meses de duração.

O apoio governamental destina-se às linhas de pesquisa, desenvolvimento e inovação, extensão tecnológica, torneio de educação profissional e soluções tecnológicas. A linha torneio de educação profissional está voltada para a preparação de estudantes dos institutos federais para competições de conhecimento e competências técnicas de abrangência regional, nacional e internacional.

Para apresentar projeto, o candidato deve ter o currículo cadastrado e atualizado na Plataforma Lattes, ser professor ou técnico administrativo e manter vínculo com instituição de Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica. No caso de servidor aposentado, é necessário comprovar, na Plataforma Lattes, que mantém atividade acadêmico-científica, além de apresentar declaração da instituição executora do projeto.

Foto: Institutos terão apoio para projetos de pesquisa e extensão tecnológica - Equipe de Robótica Aplicada do campus Volta Redonda do Instituto Federal do Rio de Janeiro - Divulgação/ IFRJ

Fonte: Portal Brasil, com informações do Ministério da Educação / Rede Mundo

#cienciaetecnologia