Buscar

Inscrições abertas para o concurso de desenho e redação da CGU


Termina nesta sexta-feira (26), o prazo para envio de trabalhos para participar do Concurso de Desenho e Redação da Controladoria-Geral da União (CGU). Com o tema ‘Acesso à informação: um direito de todos’, pretende estimular o controle social e o exercício da cidadania a partir da lei de acesso à informação, também conhecida como LAI, em escolas de todo o País.


Instituições e escolas interessadas em participar devem acessar o Potalzinho da CGU onde encontrarão o material de divulgação, regulamento, além da ficha de participação e os formulários para realização dos trabalhos. Confira o regulamento completo.


Os professores deverão trabalhar o tema com os alunos, incentivando seu debate no ambiente escolar e extraclasse, bem como organizar e supervisionar a confecção dos trabalhos, que deverão ser realizados em sala de aula.


Vale ressaltar que o trabalho, desenho e redação, além de tratar do tema proposto, deve ser realizado individualmente, ser inédito, original e confeccionado no formulário padrão disponibilizado no site do concurso.


Premiação


A premiação se divide em duas categorias. Os alunos do ensino fundamental do 1º ao 5º ano serão premiados na categoria desenho. Já nas categorias referentes às redações, serão premiados alunos do 6º ao 9º ano do ensino fundamental, ensino médio e os estudantes da Educação de Jovens e Adultos (EJA).


Todos os estudantes premiados na primeira, segunda e terceira colocação ganharão certificados de participação. Além disso, os primeiros colocados receberão um netbook; os segundos colocados serão contemplados com um tablet e os estudantes na terceira posição receberão um smartphone.


Os professores responsáveis pelos alunos vencedores da cada categoria ganharão um leitor de livro digital (e-Reader).


Escola-cidadã


As escolas participantes que elaborarem e colocarem em prática estratégias de sensibilização e mobilização dos alunos em torno do tema do concurso também serão avaliadas e poderão concorrer ao título de escola-cidadã.


Para participar basta descrever as experiências desenvolvidas no projeto no campo ‘Plano de Sensibilização e Mobilização’ localizada na ficha de participação.


A avaliação dos trabalhos será realizada por uma comissão julgadora responsável e o anúncio dos premiados de cada categoria está previsto para o dia 31 de outubro. Os prêmios serão entregues aos vencedores até o dia 19 de dezembro em cerimônia ainda a ser definida pela CGU.


Saiba mais


O Concurso da CGU é promovido no âmbito do ‘Programa Olho Vivo no Dinheiro Público’, desde 2007, tendo mobilizado mais de 1 milhão de alunos em cinco anos.


Os temas das edições anteriores do concurso foram: “Como a sociedade pode ajudar no combate à corrupção?” (2007), “O que você tem a ver com a corrupção?” (2008), “Todos pela ética e cidadania: como posso contribuir para uma sociedade melhor?” (2009), “Como será o futuro do Brasil com o dinheiro público bem aplicado?” (2010) e “A sociedade no acompanhamento da gestão pública: Todos podem fiscalizar o dinheiro público!” (2011).


Para obter mais informações envie um e-mail para concursodedesenhoeredacao@cgu.gov.br


Foto: Divulgação/EBC - Promovido no âmbito do ‘Programa Olho Vivo no Dinheiro Público’ iniciativa já mobilizou mais de 1 milhão de alunos


Fonte: Portal Brasil. com informações da Controladoria-Geral da União / Rede Mundo