Buscar

Atleta amazonense vai buscar mais um título nacional no taekwondo


Lutador amazonense de taekwondo, Karpovyo Santos Barros, 25, vai embarcar, no próximo dia 17, para Porto Alegre (RS), onde participará do 5º Campeonato Brasileiro Interclubes de Taekwondo – competição que vale 10 pontos no ranking nacional. Na ‘bagagem’, o atleta carrega os títulos de atual campeão brasileiro da modalidade, campeão intercontinental, campeão do Brasil Open e bicampeão da Copa América.


Karpovyo é faixa preta em taekwondo e luta desde seus 12 anos. Conquistou inúmeros títulos, mas nunca teve facilidade para conquistar seus objetivos. Nascido do Rio Preto da Eva, a 80 quilômetros de Manaus, o atleta sempre teve uma vida simples e não possuía sequer condições para comprar o material necessário para os treinos e lutas, como o próprio kimono. Por tal razão, começou a trabalhar cedo fazendo bicos para fazer os exames de faixa.


“Só de lembrar eu me emociono, porque todos que moram no Rio Preto da Eva me conhecem e sabem do meu sofrimento e das minhas dificuldades. Pedia pra capinar o quintal dos vizinhos só pra eu não ficar sem o dinheiro da minha passagem pra vir treinar em Manaus”, disse o atleta, que ressaltou ainda a importância do taekwondo em sua formação.


“O taekwondo mudou minha vida, que nunca foi fácil, totalmente. Minha família quase não tinha o que comer, mas assim mesmo sempre me ajudou para eu ir ao treino”, explicou o atleta, acrescentando que a situação também está melhor com o apoio que a Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Juventude, Esporte e Lazer (Semjel) tem dado. As passagens para a competição em Porto Alegre, por exemplo, foram cedidas pela secretaria.


Fotos: Divulgação - Contato para a imprensa: Karpovyo Santos: (92) 9344-4489


Fonte: PMM - Texto: Fábio Leite / Rede Mundo

#esporte