Buscar

Confira o calendário de eventos-teste dos Jogos de 2016


Série de 45 eventos trará os maiores ícones do esporte ao Rio de Janeiro antes do início dos Jogos Olímpicos e Paraolímpicos


O Comitê Rio 2016 anunciou nesta segunda-feira (04.08) o calendário preliminar de eventos-teste dos Jogos, com destaque para 45 eventos esportivos que vão trazer os grandes ícones do esporte ao Rio de Janeiro antes do início das competições Olímpicas e Paraolímpicas de 2016. Aproximadamente 8.400 atletas, sendo 1.200 Paraolímpicos, são esperados para competir nos eventos-teste dos Jogos Rio 2016.



Os eventos-teste são parte fundamental da preparação dos Jogos e uma oportunidade para testar os locais de competição e as operações das instalações, além de dar aos atletas a chance de competir nos locais onde serão realizadas as disputas em 2016. O primeiro evento-teste, a Regata Internacional de Vela, já está sendo realizado na Marina da Glória, com a participação de mais de 300 atletas, sendo 23 medalhistas Olímpicos.


» Vela: Evento teste para Rio 2016 realiza as primeiras regatas com sucesso

O Comitê Rio 2016 trabalha em parceria com as federações internacionais de cada esporte, definindo os detalhes dos eventos, que, em sua maioria, serão realizados entre o segundo semestre de 2015 e a primeira metade de 2016. O calendário preliminar mostra onde e quando os eventos de cada esporte serão realizados e está sujeito a mudanças. As datas específicas de cada evento serão anunciadas até o fim de 2014. Além de testes para os Jogos, os eventos- são competições de alto nível e alguns contarão com venda de ingressos.


“A definição do calendário é um passo importante, pois estes eventos nos permitirão testar todos os aspectos das competições e garantir que na hora dos Jogos tudo esteja perfeito para que os atletas possam obter seus melhores desempenhos”, explica o diretor de Esportes e Integração Paraolímpica do Comitê Rio 2016, Agberto Guimarães.


O calendário do Rio 2016 incluirá 33 eventos para esportes Olímpicos, seis exclusivamente para esportes Paraolímpicos e outros seis contendo tanto competições Olímpicas quanto Paraolímpicas. Os eventos organizados pelo Comitê Rio 2016 formarão a série Aquece Rio, além disso, também acontecerão eventos organizados pelas federações esportivas nacionais e internacionais, onde o Rio 2016 vai testar operações específicas.


“Os eventos-teste são uma parte vital da preparação para a organização dos Jogos, garantindo a oportunidade de colocar em prática todo o nosso planejamento. Eles também representam uma chance única de integrar a equipe do Comitê Organizador com as federações esportivas nacionais e internacionais e as equipes dos governos, que também terão um papel crucial na entrega dos Jogos”, informa Delphine Moulin, gerente de eventos-teste do Rio 2016.


Após o fim da Regata Internacional de Vela, neste sábado (09), os outros eventos-teste serão realizados em três grupos entre 2015 e 2016. O primeiro grupo, entre julho e outubro de 2015, reunirá principalmente esportes ao ar livre, como remo, hipismo, ciclismo de estrada e maratonas aquáticas. A ideia é realizar as competições no mesmo período do ano em que os Jogos serão disputados, para reproduzir as condições climáticas.


O segundo grupo de eventos será realizado entre novembro de 2015 e fevereiro de 2016, durante o verão do hemisfério sul, e terá o foco voltado para eventos indoor, como tênis de mesa, boxe e rugby em cadeira de rodas. O grupo final, entre março e maio de 2016, incluirá eventos de maior complexidade, como o atletismo e a natação Olímpicos e Paraolímpicos, e será uma oportunidade de testar e ajustar as operações com a maior parte da força de trabalho que estará em ação nos Jogos.


» Clique aqui e confira o calendário preliminar (em pdf)


Fonte: Ministério dos Esportes, com informações Rio 2016

#esportes