Buscar

Ibama capacita militares na Bolívia em ações de prevenção


Iniciativa é fruto de uma cooperação também com a Itália. Objetivo é reduzir o índice de incêndios na região amazônica

No período de 28 a 30 de julho, os técnicos do Centro Nacional de Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais (Prevfogo), Roberto Fernandes Abreu e Alexandre de Matos Martins Pereira estão em La Paz, Bolívia, para capacitar mais de 250 militares em ações de prevenção e combate aos incêndios florestais. A ação faz parte do programa de prevenção e combate a incêndios na floresta amazônica, uma cooperação internacional entre Brasil, Itália e Bolívia.


O objetivo do programa é reduzir a incidência de incêndios na região amazônica da Bolívia com a implementação de práticas alternativas ao uso do fogo, o que ajudará na proteção do meio ambiente e na melhoria das condições de vida das comunidades.

Muitos dos militares que estão sendo capacitados residem na região amazônica da Bolívia, os quais, após terminarem seu período do serviço militar em La Paz, retornarão aos seus locais de origem e estarão aptos a atuar em suas localidades como multiplicadores e pontos focais para ações de prevenção e combate aos incêndios florestais.


Treinamento em Brasília

Em parceria com o Ibama, o Prevfogo realizou, durante os dias 24 e 25 de julho, no Parque Nacional de Brasília, um treinamento com brigadistas e de pilotos de helicópteros com foco no assunto. O objetivo é a integração das equipes em solo com as aeronaves para facilitação do combate às queimadas.

Fonte: Ibama / Rede Mundo

#ambiente