Buscar

Estudantes da zona Norte são contemplados com apresentações teatrais gratuitas


Foto: Divulgação / Semjel

Aproximadamente 600 alunos da Escola Municipal Jornalista Sabá Raposo, na zona Norte, serão contemplados com a apresentação da peça teatral infanto-juvenil ‘Cambacará e a terra Encantada’, realizada pela Cia. Cês em Cena, como encerramento de projeto integrante do Prêmio Funarte de Teatro Myriam Muniz 2013, para manutenção de grupos, com a apoio da Secretaria Municipal de Juventude, Esporte e Lazer (Semjel), por meio do programa Teatro nas Escolas.


As apresentações ocorrem na terça-feira, 29, e na quarta-feira, 30, e trazem mensagens de conscientização ambiental e de combate ao bullying nas escolas, por meio da apresentação do espetáculo e da realização de oficina de confecção de bonecos a partir de materiais reciclados. As atividades serão realizadas gratuitamente dentro das escolas.


“A Semjel fez toda a articulação para que a instituição de ensino recebesse essa ação. Em contrapartida, tudo o que se refere à manutenção do grupo e produção do espetáculo, como confecção de cenários, figurinos e pagamento de cachês artísticos, será realizado pela Funarte, no âmbito do Prêmio Myriam Muniz da Cia. Cês em Cena”, explica Antonio Carlos Junior, produtor da companhia teatral.


Projeto

O projeto Teatro nas Escolas, mantido pela Semjel, tem o objetivo de educar e conscientizar os jovens por meio das artes cênicas para assuntos importantes do seu universo como questões de saúde, meio ambiente e combate a qualquer tipo de preconceito no ambiente escolar, por meio de apresentações e oficinas teatrais gratuitas nas escolas.


“É uma oportunidade de difusão desta arte e intercâmbio entre artistas e jovens que nunca tiveram o contato com o teatro. Além de transformar as escolas em palco de cultura, também promovemos a inclusão cultural destes estudantes”, explica o secretário da Semjel, Elvys Damasceno.


Os grupos interessados em apresentar seus trabalhos nas escolas ou até mesmo as escolas interessadas em receber o projeto podem entrar em contato pelo e-mail teatrosemjel@gmail.com e informar o nome do responsável (grupo ou escola) e contato. A partir daí é feito um cronograma para que a Semjel atenda às demandas.


Espetáculo

‘Cambacará e a terra encantada’ é uma livre adaptação do livro ‘A Terra dos Meninos Pelados’, de Graciliano Ramos. Aborda o drama de uma criança diferente, que sofre constantemente bullying na escola. Para fugir dos preconceitos, cria em sua imaginação uma terra encantada, onde todos são bons amigos. Nesta terra encontra a Caipora, princesa protetora da floresta, que ensina valores de respeito com o meio ambiente, com o próximo e, principalmente, consigo mesmo. Um momento de reflexão e aprendizado para todos entenderem que a diferença é o verdadeiro sabor da vida.


O elenco é formado por estudantes de Teatro da Universidade do Estado do Amazonas (UEA): Emille Nóbrega, Junior Victorino, Samanta Silva, Ismael Farias e Arlisson Cruz. Guta Rodrigues assina a direção e pesquisa musical da iniciativa.


Fonte: PMM - Semjel / Rede Mundo

#cultura