Buscar

Banda Marcial da escola estadual Petrônio Portela intensifica ensaios para campeonato mundial


Banda - Marcial.jpg

Estudantes da rede pública estadual que integram a Banda Marcial da escola estadual Petrônio Portela realizaram na última quarta-feira (23 de julho) um ensaio técnico preparatório para o Campeonato Mundial de Bandas de Marcha e Show (World Championship of Marching Show Bands), que acontecerá no final de julho, no interior de São Paulo. O grupo representará o Amazonas no campeonato que reunirá agremiações de diversos países.


Faltando poucos dias para a disputa, a banda marcial composta por 84 estudantes tem intensificado os ensaios para buscar o título na competição que ocorrerá em Bragança Paulista. “Queremos apresentar o melhor possível para representar com bastante propriedade o Amazonas. Para isso intensificamos os ensaios para aprimorar a técnica”, informou o maestro da banda marcial, Wellington Brito.


Um dos ensaios foi realizado na noite da última quarta-feira, dia 23, no estádio Ismael Benigno, localizado no bairro de São Raimundo. A apresentação foi prestigiada por mais de 400 pessoas. No ensaio técnico, os alunos prepararam uma apresentação similar a que será realizada durante o campeonato, com interpretação de músicas espanholas tais como “Estancia”, do compositor Jay Dawson e “Malagueña” do compositor Ernesto Lecuona. Para isso, serão utilizados uma diversidade de instrumentos como: trompetes, trombone, trompa, bombardinos, tubas, caixa, bumbo, prato e outros.


O Secretário de Estado de Educação, Rossieli Soares da Silva, prestigiou o ensaio realizado no estádio Ismael Benigno e conversando com os alunos que representarão o Amazonas no campeonato mundial desejou a eles êxito na competição. “Estamos muito orgulhosos pelo trabalho que vocês, estudantes, vêm desenvolvendo. Em nome do Governo do Estado e de toda nossa comunidade escolar desejo sucesso na competição internacional”, disse o secretário.


Rossieli Silva acrescentou que, por conta do valor social e de estímulo à participação dos jovens no ambiente escolar, é objetivo do Governo do Estado ampliar os investimentos em projetos de fanfarra e música nas escolas. “Nosso compromisso é o de fortalecer o trabalho de nossas fanfarras escolares: fomentando, apoiando e dando destaque aos trabalhos nesta área, desenvolvidos em nossas escolas”, comentou o titular da Seduc.


Integrante da banda marcial, o estudante Ícaro Costa se disse entusiasmado em poder representar o Amazonas na competição que reúne grupos que são referência mundial no gênero. “Estamos nos esforçando e pretendemos fazer o melhor”, disse o jovem.


Campeonato Mundial – No Campeonato Mundial de Bandas de Marcha e Show o grupo da escola estadual Petrônio Portela concorrerá em três categorias: “Parada Competitiva”, “Show Competição” e “Batalha de Percussão”. A primeira disputa da banda de Manaus será contra o Colégio Nossa Senhora das Mercês do Rio de Janeiro. De acordo com o cronograma geral 26 bandas nacionais e internacionais participarão do campeonato.

Fonte: Agecom / Rede Mundo

#cultura