Buscar

Festival UM Amazonas começa hoje (19)


COMO-SE-FOSSE-MEU-960x600_edited.png

O Instituto Juventude Responsável, a Amacine Futuros Cineastas, com o patrocínio do Governo do Estado do Amazonas, por meio da Secretaria de Cultura e o Guaraná Tuchaua são os realizadores do UM Amazonas 2014, que este ano completa sua 13ª edição nacional.


O Festival UM Amazonas 2014, que este ano completa sua 13ª edição nacioonal começa hoje (19) em Manacapuru. A grande novidade do festival é o caminho que vai ser trilhado. Diferente das últimas edições, o UM Amazonas 2014 vai realizar a interiorização da cultura no estado, levando as suas mais de 300 exibições para os municípios de São Gabriel da Cachoeira, Itacoatiara, Iranduba, Parintins, Rio preto da Eva, São Paulo de Olivença, Barcelos, Comunidades Rurais e Ribeirinhas de Manaus e Manacapuru.


A abertura será realizada no Município de Manacapuru no dia 19 de julho, às 19h30, na quadra da Ciranda Flor Matizada, onde o público acompanhará os 60 filmes da mostra. Também, nesta noite, será entregue os troféus de Melhor Filme, Melhor Ator e Melhor Atriz do 1º Cine Manacapuru, que exibe 20 filmes manacapuruenses para 3 mil alunos da rede municipal de ensino, no período de 16 a 18 de julho.


Outra exibição do UM Amazonas acontecerá, simultaneamente com a abertura, no Centro de Eventos Juracema Holanda, em Itacoatiara, como parte da programação de abertura do Festival Folclórico do município. Já o encerramento do Festival UM Amazonas e a premiação dos vencedores acontecerão em Presidente Figueiredo, dia 26 de julho, às 19h30, às margens da Cachoeira do Urubuí.


Quarenta diretores de Manaus, Silves, Rio Preto da Eva e Barcelos, serão levados até Manacapuru e Presidente Figueiredo. Esse intercâmbio tem o objetivo de promover um grande encontro entre os futuros cineastas do Estado e mostrar os cenários naturais dos dois municípios para que sirvam de inspiração a esses novos diretores do cinema amazonense. Durante a semana de 21 a 25 de julho, os 60 filmes da mostra oficial e os 30 curtas da mostra infantil serão mostrados em Universidades, Escolas Estaduais, Escolas Municipais, Espaços Culturais, Barcos, Praças dos Bairros, Comunidades carentes, Ruas, Centro de Recuperação de Menores, TV Ufam e TV Cidade e pelo endereço eletrônico: www.umamazonas.blogspot.com.


A mostra infantil, o UMzinho 2014, exibirá uma seleção especial de 30 filmes apropriados para crianças. Já a Mostra Oficial do UM Amazonas vai exibir 60 filmes de Manaus, Rio Preto da Eva, Iranduba, Barcelos, São Paulo de Olivença, Silves, Manacapuru, além de Natal, Salvador, Rio de Janeiro, São Paulo, Bagé e Lavras do Sul. Como já é tradição, o festival começa com a Mostra UM Fora da Lei, que exibe os filmes politicamente incorretos do audiovisual amazonense. Para produção dos filmes foram realizadas oficinas de cinema em Manaus e por 5 municípios do Estado, totalizando a produção de 50 filmes por festival, que esse ano teve 125 filmes inscritos.

Fonte: SEC-AM / Rede Mundo

#cultura