Buscar

Prêmio de Iniciação Científica e Tecnológica chega a sua 12ª edição Inovação


Iniciativa tem como objetivo estimular bolsistas de Iniciação Científica e Tecnológica do CNPq que se destacaram durante o ano


O Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) lança a 12ª edição do Prêmio Destaque na Iniciação Científica e Tecnológica 2014. O Prêmio é destinado aos bolsistas de Iniciação Científica e Tecnológica do CNPq e às instituições participantes do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (Pibic).


A iniciativa tem como objetivo estimular bolsistas de Iniciação Científica e Tecnológica do CNPq que se destacaram durante o ano pela relevância e qualidade do seu relatório final e as instituições participantes do Pibic que contribuíram para alcançar os objetivos do programa.


As categorias que envolvem a premiação estão voltadas para as três grandes áreas do conhecimento: Ciências Exatas, da Terra e Engenharias; Ciências da Vida; e Ciências Humanas, Sociais, Letras e Artes. Os premiados receberão R$ 7 mil em dinheiro, bolsas de mestrado e passagens aéreas e hospedagens para participar da reunião anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), em 2015.


Novo Formato

As coordenações do Pibic e Pibiti das universidades e as instituições de pesquisa indicarão para concorrer à etapa nacional os bolsistas de Iniciação Científica e Tecnológica do CNPq que apresentaram os melhores relatórios, classificados ou premiados pelo comitê interno ou externo nas jornadas, salões ou seminários realizados nas instituições de ensino e pesquisa no 2º semestre de 2014.


As coordenações do Pibic e Pibiti das universidades e as instituições de pesquisa devem transmitir ao CNPq, utilizando a Plataforma Carlos Chagas, até 30 de março de 2015, os seix (6) melhores relatórios dos bolsistas, três (3) por categoria, sendo um (1) por cada grande área de conhecimento.


O resultado do prêmio será anunciado pelo CNPq até 15 de maio de 2015,nesta página. No site também é possível obter informações complementares e acessar a ficha de inscrição.


Histórico

A bolsa de Iniciação Científica é uma modalidade concedida pelo CNPq desde sua fundação, em 1951. O principal objetivo da bolsa era, inicialmente, despertar jovens talentos para a ciência. Ao longo do tempo, os objetivos dessa modalidade foram ampliados e diversificados. Atualmente, a Iniciação Científica e Tecnológica é concedida por meio de programas institucionais via Chamadas Públicas de propostas lançadas periodicamente e por quotas ao pesquisador PQ.


Os programas institucionais dirigidos aos estudantes do Ensino Superior são: o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (Pibic), o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica nas Ações Afirmativas (Pibic-Af), e o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico (Pibiti).


Os programas por quotas ao pesquisador são Iniciação Científica (IC) e Iniciação Tecnológica Industrial (ITI). Os programas voltados para os estudantes do Ensino Médio e Fundamental são: a PIC-OBMEP, o IC-Jr/FAPs e o Pibic-EM.

Fonte: Porta Brasil, com informações do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico / Rede Mundo

#cienciaetecnologia