Buscar

Instituto Mamirauá apresenta 118 pesquisas durante simpósio


Entre os temas, conservação da biodiversidade e o manejo de recursos naturais. Evento de 1 a 3 de julho será transmitido on-line


O Instituto Mamirauá realiza, de 1 a 3 de julho, a 11ª edição do Simpósio sobre Conservação e Manejo Participativo na Amazônia. Neste ano, 118 resultados de pesquisas serão divulgados, sendo 35 apresentações orais e 83 trabalhos em forma de pôster. O evento será transmitido ao vivo, pela internet. O simpósio busca promover a divulgação científica e o debate sobre conservação da biodiversidade, o manejo de recursos naturais, gestão de áreas protegidas e os modos de vida das populações locais.


Segundo Helder Lima de Queiroz, diretor geral do Instituto Mamirauá, houve um crescimento de 23% no número de trabalhos apresentados em relação ao ano anterior. “Todos eles passaram por um processo de avaliação prévia por uma comissão de inúmeros revisores internos e externos, que visaram especialmente o incremento na qualidade e na relevância dos trabalhos apresentados”, explicou.


O simpósio inicia no dia 1º com a palestra “Ecologia Humana na Amazônia e Tendências Atuais de Pesquisa”, proferida pelo Dr. Rui Murrieta, da Universidade de São Paulo (USP). Em seguida, iniciam as apresentações dos resultados de pesquisas arqueológicas, sobre agrobiodiversidade, conhecimento tradicional e científico e manejo de pirarucu, encerrando o primeiro dia de debates e discussões.


Na quarta-feira (2), destaca-se a mesa redonda “Um Tema e Várias Abordagens: a Terra Preta de Índio” Eduardo Góes Neves, da Universidade de São Paulo, Wenceslau Teixeira, da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, Priscila Moreira, do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia e Angela May Steward, do Instituto Mamirauá.


O evento termina na quinta-feira (3), com a palestra “Pesquisas Sobre a Biologia Reprodutiva e a Ecologia Comportamental dos Ciclídeos do Médio Solimões (2002-2014): Reflexões e Direcionamentos” proferida por Helder Lima de Queiroz, Diretor Geral e também pesquisador do Instituto Mamirauá. Ao final do dia, os melhores trabalhos serão premiados e anunciados os vencedores do Concurso de Fotografias que antecede o Simpósio.


Transmissão on-line

A transmissão do 11º Simpósio sobre Conservação e Manejo Participativo na Amazônia começa no dia 1º de julho, a partir das 8h (horário de Tefé, 9h no horário de Brasília). Na página principal será solicitada a identificação do usuário. Entre com o nome e a instituição. Em seguida, o sistema abrirá a tela onde o vídeo estará sendo exibido. Por ser uma aplicação em Adobe Flash, caso a pessoa não tenha o módulo de exibição instalado, a própria aplicação fará o download e instalará o módulo que faltar automaticamente. Após a instalação será necessário acessar novamente o link para assistir o evento.


Sobre o instituto

O Instituto de Desenvolvimento Sustentável Mamirauá é uma organização social vinculada ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI). Desenvolve suas atividades por meio de programas de pesquisa, manejo e assessoria técnica na região do Médio Solimões, estado do Amazonas.

Portal Brasil - Instituto Mamirauá / Rede Mundo

#ambiente