Buscar

Marcelo Ramos denuncia falta de energia elétrica em Parintins, Itacoatiara e Manaus


O deputado estadual Marcelo Ramos (PSB) denunciou da tribuna da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), nesta terça-feira (24), a suspensão de energia nos municípios de Parintins (a 369 km de Manaus), Itacoatiara (a 176 km de Manaus) e em algumas áreas da capital amazonense. O parlamentar disse estar havendo racionamento de energia por conta dos jogos da Copa.


Marcelo Ramos disse que esteve na comunidade do Zé Açu, em Parintins, e constatou que os moradores estavam a mais de 12 horas sem energia elétrica, decorrente da desativação da subestação. Quanto ao motivo da cidade de Itacoatiara está passando pelo mesmo problema, o deputado informou que foi porque não pagaram o produtor independente, que diante da falta do pagamento foi embora. “E não tem quem forneça energia elétrica”, disse.


Segundo Marcelo Ramos, na última segunda-feira (23) e nos demais dias de jogos do Brasil e de jogos da Copa em Manaus, tem faltado energia elétrica em várias áreas. “Ontem à noite, recebi inúmeras ligações de consumidores que estavam sem energia elétrica” informou, ressaltando que na zona Norte da cidade a situação tem sido rotineira.


Conforme o parlamentar, a despeito de todo o esforço do diretor de operações para o interior da Eletrobras Amazonas Energia, engenheiro Radyr Gomesde Oliveira, que tem boa vontade e disposição, o Programa Luz para Todos está parado. “Os fornecedores não estão recebendo, assim como os produtores independentes, ao ponto de arrumar as malas e ir embora, porque o governo federal não está fazendo sua parte”, afirmou.


Na opinião de Ramos, “tarifa pública não pode ser objeto de demagogia eleitoral”. O deputado disse que o governo federal deu desconto na conta de energia para o consumidor final e agora o BNDES teve que emprestar R$ 16 bilhões para as operadoras do setor elétrico, com carência para começar a pagar a partir do próximo ano. “Quem vai pagar essa conta com certeza é o consumidor brasileiro na conta de energia”, assegurou.


O deputado Tony Medeiros (PSL) também disse que a comunidade do Zé Açu, em Parintins, tem duas máquinas paradas há quatro anos. Por sua vez, o deputado Marcos Rotta (PMDB), mesmo reconhecendo todos os problemas de geração e distribuição que o País e o Amazonas enfrentam com relação à questão energética, disse estar otimista de que esse problema possa ser resolvido e que o Programa Luz Para Todos vai ser retomado.

Agência de Notícias da Aleam – Margarida Galvão / Rede Mundo

#politica