Buscar

Parlamento Amazônico vem à Manaus discutir hidrovias e exploração do potássio


Na próxima terça-feira (10), às 10 horas, a Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) receberá os membros do Parlamento Amazônico, organização que congrega deputados estaduais do Acre, Amapá, Pará, Maranhão, Rondônia, Roraima, Mato Grosso, Tocantins e Amazonas, para tratar da temática minero-naval, especificamente sobre a exploração do potássio e sobre as hidrovias dos rios Purus e Madeira.


O encontro, que acontecerá no auditório Cônego Azevedo, foi solicitado pelo deputado estadual Sinésio Campos (PT), representante do Amazonas, eleito no último dia 7 de maio como vice-presidente da entidade. Segundo o parlamentar, tem sido recorrente a discussão sobre a potencialização da vocação mineral sustentável da região amazônica e o Amazonas precisa estar à frente desse debate.


“O Brasil importa 92% do potássio que consome na agricultura e só as jazidas do Amazonas seriam capazes de tornar o País autossuficiente, favorecendo não apenas o ramo de fertilizantes, mas todo o setor primário, que terá fertilizantes a baixo custo. Do mesmo modo, as hidrovias do Purus e Madeira ajudarão o produtor a escoar a sua produção e facilitará a locomoção de quem mora nesses municípios, muitas vezes atingidos pela cheia”, destacou Sinésio.


O senador Eduardo Braga (PMDB), todos os prefeitos dos municípios mineradores, além de instituições afins, entidades que atuam no setor ambiental em âmbito nacional e demais lideranças, estarão presentes na reunião para ampliar as discussões sobre os temas propostos e fomentar novos debates, que darão sustentação à atuação do Parlamento Amazônico.


Agência de Notícias da Aleam - Assessoria do Deputado / Rede Mundo

#politica