Buscar

Presidente da Comissão de Transporte da Câmara vai ao Rio Grande do Sul e conhece em detalhes o Aero


Buscar soluções para o quadro sombrio que atualmente vive o transporte público nas grandes cidades tem sido um dos grandes objetivos da Comissão de Transporte da Câmara Municipal de Manaus. Pensando assim, o presidente da comissão, vereador Rosivaldo Cordovil (PTN), recentemente, viajou para o Rio Grande do Sul e conheceu o Aeromóvel que está funcionando em Porto Alegre. Esse modal de transporte,interliga por uma via elevada, o aeroporto internacional Salgado Filho a uma estação de trem urbano.


A distância percorrida é de 814 metros, feita em menos de dois minutos. “Estamos diante de um transporte rápido, seguro, confortável, sustentável e energeticamente eficiente. Uma experiência positiva, com tecnologia brasileira e que com os devidos estudos, podemos, quem sabe, implantar em Manaus”, disse o vereador.


Rosivaldo afirmou também que é preciso que o processo seja tecnicamente viável, dentro das peculiaridades da nossa região. “Não podemos apenas achar interessante, precisamos ter cuidados, sermos cautelosos na hora de decidirmos por esse modal”, alertou. O vereador justificou sua preocupação, ao levar em consideração outras tentativas de se implantar em Manaus modelos de outros lugares, sem atentar para a nossa realidade.


O Aeromóvel de Porto Alegre foi uma das obras feitas para a Copa 2014. Ele é um sistema automatizado que utiliza veículos leves e não motorizados. A propulsão é pneumática, ou seja, o ar é soprado por ventiladores centrífugos industriais, através de um duto colocado dentro da via elevada. O vento empurra uma placa fixada ao veículo que se movimenta sobre rodas de aço apoiadas em trilhos.


“No momento em que estamos em busca de soluções para esse verdadeiro caos urbano, causado pela enorme quantidade de veículos, que travam as cidades, diminuindo a qualidade de vida das populações, o Aeromóvel precisa ser levado em consideração. Em Porto Alegre funciona muito bem, por isso, temos que olhar com muito carinho para esse modal”, ressaltou o presidente da Comissão de

Transporte da Câmara Municipal de Manaus. Após o período da Copa, o vereador garante que vai abrir as discussões sobre o tema, por meio de audiências públicas, no seio da comissão, com todos os interessados em melhorar a qualidade de vida dos cidadãos que moram em Manaus.


CMM / Rede Mundo

#mobilidade